sexta-feira, 11 de setembro de 2009

AULA PRÁTICA: SETEMBRO 3º ANO

AULA PRÁTICA - QUÍMICA – Prof.(a): Edna Oliveira

ASSUNTO: Isomeria em Química Orgânica

OBJETIVO: Observar as características e aplicações dos isômeros construídos através de modelos moleculares, analisando a sua isomeria plana.

1-INTRODUÇÃO

Pesquisar o que são isômeros? Em que se divide?

2-MATERIAIS E REAGENTES NECESSÁRIOS

Modelos moleculares (bolas de borracha, ferro e molas)

Bandeja

Livro Didático

3-PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

a)Quantos éteres acíclicos diferentes têm fórmula molecular C4H10O? A que isomeria pertence.

b)O número total de isômeros com fórmulas molecular C3H6Br2.Escreva as estruturas e indique a que isomeria pertence.

c)O número total de isômeros no C4H10. Que tipo de isomeria pertence.

4-PÓS-LABORATÓRIO

a)Na tentativa de conter o tráfico de drogas, a Polícia Federal passou a controlar a aquisição de solventes com elevado grau de pureza, como o éter(etóxi-etano) e a acetona(propanona). Hoje, mesmo as universidades sò adquirem esses produtos com a devida autorização daquele órgão. Identifique isômeros funcionais para cada substância.

b)Duas substâncias de odores bem distintos curiosamente têm fórmula molecular idêntica(C6H12O2), o que caracteriza o fenômeno da isomeria. Os odores e as substâncias citadas são respectivamente, pelo mau-cheiro exalado pelas cabras

(CH3-CH2-CH2 –CH2-CH2-COOH)

e pela essência do morango (CH3-COO-CH2 –CHCH3-CH3). O Tipo de isomeria que se verifica entre as duas substâncias é:

c)Construa um butano e um metil-propano e indique a que isomeria pertence.

5-REFERÊNCIAL TEÓRICO

Feltre, Ricardo,1928-Química. V.3.-6.ed.-São Paulo:Moderna,2004.p.176

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