terça-feira, 13 de abril de 2010
Prática de Biologia 1º Ano
Assunto: Apresentação do equipamento de Biologia e seu funcionamento.
Transferência de Matéria e Energia entre os Seres Vivos.
Professora coordenadora do Laboratório e Regente: Edna Maria Amaral
OBJETIVO
Observar e identificar os equipamentos de biologia e seu funcionamento;
Permitir que os alunos identifiquem cadeia e teia alimentar, estabelecendo a ligação entre a transferência de matéria e energia no mundo vivo com o desequilíbrio ecológico, despertando no aluno uma atitude responsável com relação a preservação da vida.
MATERIAL UTILIZADO
Equipamentos de Biologia existentes no Laboratório para apresentação;
Datashow
Notebook
Painel com cadeia e teia alimentar
Setas para identificar produtores e consumidores.
METODOLOGIA
Cada grupo utilizou as setas no sentido produtor – consumidor, identificou a função de cada ser e o nível trófico ocupado por cada ser vivo. Em seguida, relataram a importância dos decompositores para o meio ambiente.
BIBLIOGRAFIA
http://www.portalsaofrancisco.com.br (acesso em 15/03/10)
Paulino, Wilson Roberto. Biologia. Volume 1. Citologia, Histologia. 1 ed. São Paulo: Ática. 2005. P. 28, 33, 35 e 36
Aula Prática de Física: Dilatação Térmica
OBJETIVO
· * Observar através do experimento o fenômeno da dilatação;
* Observar a importância da dilatação em nosso cotidiano.
MATERIAL UTILIZADO
· Anel metálico
METODOLOGIA
Relacionar teoria e prática, buscando sempre uma melhor compreensão do conteúdo abordado, tentando observar sua aplicação no dia-a-dia;
BIBLIOGRAFIA
PENTEADO, Paulo Cesar M. Física-Ciência e Tecnologia.- São Paulo: Moderna, 2005
Coord. LC- Física: Prof. Cristiano
domingo, 11 de abril de 2010
Aulas Práticas de Química - março/2010
1ª Séries- Ensino Médio
OBJETIVO
* Identificar equipamentos e vidrarias, e demonstrar quando e como utilizá-los.
* Vidrarias: Balões, Erlemeyer, Béquer, Provetas, Pipetas, Buretas, Condensador, Cubas, Vidro de Relógio, Tubos de Ensaios, dentre outros
* Reagentes e Equipamentos
Aulas Práticas de Química - Março/2010
OBJETIVO
· Observar a diferença de densidades das substâncias.
Copos, Água, Sal, Óleo, Ovos, Vinagre, Canudnho de Refrigerante e
Massa de Modelar
METODOLOGIA
Em cada sala de 1ª série, foi formada uma equipe de seis alunos, que testaram, prepararam e apresentaram para os demais colegas de classe, experimentos com materiais caseiros, para demonstrar a diferença de densidade entre as substâncias.
BIBLIOGRAFIA
FELTRE, Ricardo, Química. Química Geral. Vol.1. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2004. P26